Ninho II - 3 à 6 anos

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Perguntas frequentes

1. A escola é muito liberal?

Nós, enquanto adultos, temos uma ideia errônea do que é liberdade. Confundimo-las, por vezes, com libertinagem. Não raras as vezes, as pessoas nos procuram dizendo que “aqui as crianças são livres, sem regras, fazem o que querem…”. Isso é um grande engano! Montessori dizia: “A liberdade dada à criança não é a liberação dos pais e professores; não é a liberdade das leis da natureza ou da sociedade, mas sim a mais elevada liberdade de autodesenvolvimento e auto realização compatível com o servir à sociedade.” Ou seja, a liberdade da qual tratamos, está relacionada às possibilidades de fazer escolhas que poderão somar em seu desenvolvimento, individual ou coletivo, tendo um professor preparado e um ambiente planejado para que possam alcançar suas habilidades e competências. Além de também estar relacionada ao direito de ser criança, de brincar, de descobrir seus talentos sem que haja projeções dos adultos e, principalmente, ser respeitado em seu ritmo de desenvolvimento.

2. Possuem aulas extras?

Sim, possuímos sim. Porém, nossa ideologia para educação, nos impedem de cobrar. Todas as aulas extras que possuímos na escola são ministradas a todos os alunos que fazem parte daquele período. Logo, não cobramos nada a mais por isso. Acreditamos em uma educação inclusiva e não, excludente.

3. Eles aprendem a conviver e trabalhar em grupo?

Com certeza! Embora as crianças trabalhem muito individualmente, segundo seus interesses e necessidades, elas também têm vários momentos coletivos: a atividade de linha que acontece diariamente, na hora das refeições, no parque, nas atividades complementares e, também, no trabalho pessoal em pequenos grupos.

4. Como as crianças que estudaram numa escola Montessori se adaptam às outras escolas?

Todo o sistema de ensino Montessoriano ajuda a criança a ter autodisciplina, concentração, autonomia e curiosidade, habilidades indispensáveis para quaisquer métodos de ensino. Portanto, com essas habilidades bem desenvolvidas, a criança pode adaptar-se facilmente a quaisquer sistemas de ensino.

5. Como funcionam os agrupamentos? As crianças de idades diferentes ficam juntas na mesma turma?

Esse é um dos grandes trunfos de Montessori!
A junção de alunos de 2 a 3 faixas etárias diferentes, sempre foi visto como uma proposta ousada da Dra. Montessori. Hoje, este conceito é completamente aceito e amparado pelo meio acadêmico, lei e nas mais variadas propostas pedagógicas, em que se percebe a artificialidade do trabalho seriado.
Há diversas boas explicações para que façamos o agrupamento, mas pensemos: qual outro espaço da vida, indivíduos são limitados a relacionarem-se exclusivamente com outros indivíduos de sua mesma faixa etária, tal qual nas escolas tradicionais?
A seriação (divisão em séries) parte do princípio da homogeneidade, já completamente descartado, pois mesmo numa sala seriada, com crianças da mesma idade, terão histórias, perspectivas e necessidades únicas.
Para nós, a riqueza está na heterogeneidade e nas infinitas possibilidades pedagógicas que daí surgem. Uma criança maior tem muito prazer em ensinar a menor o que já sabe e vice-versa. É aí que o verdadeiro conhecimento se constrói.
“Compor uma sala como uma sociedade, organizando o agrupamento de forma “vertical” é assegurar o fio da vida social. A constituição de uma classe de “mesma idade” é um erro fundamental, que dá lugar a toda a espécie de outros erros; um isolamento artificial, que impede o desenvolvimento do sentido social. As nossas escolas demonstram que as crianças e jovens de idades diferentes se ajudam uns aos outros; os menores veem o que fazem os maiores e pedem-lhes explicações.” - Maria Montessori

6. As crianças são alfabetizadas quando e como?

Para uma alfabetização respeitosa, nossa escola se baseia nos princípios educacionais desenvolvidos pela médica e pedagoga Maria Montessori, em consonância com toda a contribuição de grandes educadores e estudiosos da área. Buscamos proporcionar um ambiente de aprendizado que respeite as capacidades individuais das crianças, incentivando a exploração, a autonomia e o interesse natural pelo aprendizado. Aqui estão alguns pontos-chave sobre como a alfabetização em nossa escola:
a. Foco na Fase Sensível: Montessori identificou fases sensíveis para determinados aprendizados (períodos sensíveis), períodos em que as crianças estão particularmente receptivas a certos tipos de aprendizado. A fase sensível para a linguagem ocorre nos primeiros anos de vida. Durante esse período, as crianças têm maior facilidade em absorver informações linguísticas e desenvolver habilidades de comunicação.
b. Ensino Individualizado: Os educadores Montessori observam as necessidades e interesses individuais de cada criança, oferecendo orientação personalizada. Isso permite que cada criança avance no seu próprio ritmo e alcance o sucesso no seu tempo.
c. Aprendizado Multissensorial: O método Montessori enfatiza o uso de múltiplos sentidos no aprendizado. Isso é aplicado à alfabetização por meio de materiais que envolvem o tato, a visão e a audição. Isso ajuda a reforçar a compreensão dos símbolos escritos e dos sons da linguagem.
d. Ênfase na Escrita antes da Leitura: Montessori frequentemente introduz atividades de escrita antes das atividades de leitura. As crianças começam a formar palavras e frases usando letras móveis, permitindo que elas desenvolvam uma compreensão concreta das relações entre os sons e as letras.
Em resumo, a alfabetização segundo Montessori se concentra em criar um ambiente propício para a aprendizagem autodirigida, onde as crianças podem explorar a linguagem de maneira concreta e significativa. Isso ajuda a desenvolver habilidades linguísticas, promover a confiança e nutrir um amor pelo aprendizado ao longo da vida.